Artigos

Desempregados têm direito ao auxílio doença?

O auxílio-doença é um benefício devido ao segurado que encontra-se temporariamente incapacitado para o trabalho.

O que muitos não sabem é que os benefícios previdenciários também podem ser concedidos para pessoas desempregadas, só que para isso, o INSS impõe alguns requisitos.

No caso, o desempregado precisa comprovar a qualidade de segurado, que é uma condição atribuída a todo cidadão que tenha contribuído mensalmente para o INSS ou que ainda esteja no período de graça, ou seja, tenha deixado de contribuir a pouco tempo.

O Período de graça para o segurado desempregado, que tenha recebido seguro desemprego se estende por 12 meses, além da regra geral, isto é, pode chegar a até 24 meses de cobertura sem a necessidade de contribuição mensal.

Necessitará provar também que possui a carência de 12 meses (ter contribuído por no mínimo 12 meses para o INSS) e, por fim, demonstrar que está incapaz para o trabalho.

Possuindo os requisitos acima discriminados, o desempregado que necessite do benefício deve agendar através da Central 135 ou pelo site “Meu INSS”, uma perícia médica, a qual deverá comparecer no dia e hora marcada, munido de todos os seus exames.

Conhece alguém que não sabia dessa informação e que deixou de requerer benefício por causa disso? Compartilha esse artigo com ela!


Texto originalmente publicado em:
https://anacarmon6m9barnd.jusbrasil.com.br/artigos/934151160/desempregados-tem-direito-ao-auxilio-doenca?ref=feed

You may also like