Assuntos Relevantes

Fui acusado de “gato” em minha casa!

No Estado do Rio de Janeiro é muito comum ver os consumidores reclamando do TOI pelas redes sociais sem nunca terem cometido qualquer irregularidade.

Mas afinal, o que é TOI?

TOI é Termo de Ocorrência Irregularidade e a sua lavratura encontra amparo na Resolução ANEEL 456/2000, que estabelece as condições gerais de fornecimento de energia elétrica, devendo a respectiva lavratura ocorrer sempre que verificada a irregularidade que haja provocado faturamento inferior ao correto.

No entanto, o TOI quando gerado por fiscalização operada em relógio medidor de consumo de energia elétrica, não permite, por suas próprias particularidades e no momento de sua lavratura, que produza o consumidor a contraprova do fato que lhe é imputado, nem que tome qualquer outra providência, para a salvaguarda de seus eventuais direitos.

O nosso ordenamento jurídico não admite como apta a fundamentar a cobrança de multa e recuperação de consumo, prova produzida de forma unilateral, ao arrepio dos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, sendo que o ônus da prova acerca da manipulação do equipamento de medição pela consumidora e da veracidade dos dados inscritos no TOI, compete à concessionária, não podendo presumir-se a má-fé do consumidor.

Para que o procedimento da vistoria seja realizado é necessário que a concessionária, previamente, informe o consumidor, no sentido de esclarecer detalhadamente no que consiste o procedimento e suas consequências.

Além disso, o entendimento do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, através de sua súmula nº 256 diz que: “O Termo de Ocorrência de irregularidade, emanado de concessionária, não ostenta o atributo da presunção de legitimidade, ainda que subscrito pelo usuário.”.

No estado do Rio de Janeiro foi sancionada a Lei 7990/2018 que veda a cobrança de qualquer valor decorrente da lavratura de Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI) ou instrumento análogo no mesmo boleto, fatura ou conta no qual se remunere o serviço de luz, água e gás.

E aí, agora você entendeu direito sobre o que é um TOI? Caso tenha gostado deste artigo, curta, comente e compartilhe e se tiver alguma dúvida ou sugestão, nos escreva, teremos um enorme prazer em esclarecê-lo.

Seja um Consumidor Precavido, exija seus direitos.

Fonte: https://ederatf.jusbrasil.com.br/artigos/925436962/fui-acusado-de-gato-em-minha-casa?ref=feed

You may also like