Direito Médico

Cabe a caracterização de negligência exclusiva do hospital?

A resposta é sim!

Antigamente, se entendia que o hospital não poderia responder por negligência, uma vez que não é ele quem cuida do paciente.

Esse entendimento, no entanto, está superado. Podemos citar como caso emblemático o julgamento na Corte Suprema do Colorado (EUA), que condenou um hospital por negligência, em virtude de uma enfermeira ter lesado o nervo ciático de um paciente, de forma irreversível, por lhe ter administrado uma injeção.

No caso, não foi responsabilizado nem o médico nem a enfermeira, pois a Corte decidiu que o hospital, nas tarefas executadas pelas enfermeiras, é responsável pelos eventos técnicos, principalmente quando essas tarefas não são supervisionadas.

O hospital poderá responder, ainda, conforme o caso, nas seguintes eventualidades: rejeitar internação de um paciente sem uma devida justificação; alta prematura; lesões sofridas durante o internamento, como traumatismos por queda de cama, queimaduras por instrumentos ou artefatos, ou por erros na administração de um medicamento; infecção hospitalar, entre outras hipóteses.

Fonte: https://lucasandradeararipe.jusbrasil.com.br

You may also like